MUNIZ, Márcio Ricardo Coelho (Universidade Estadual de Feira de Santana) História do Teatro em Língua Portuguesa: as fontes do teatro de Gil Vicente e o teatro vicentino como fonte do teatro em Língua Portuguesa Áreas: Letras e Lingüística PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 21:57
Modificar o tamanho da letra:

O projeto propõe um estudo das fontes e dos elementos motivadores da criação do teatro de Gil Vicente, sejam eles de ordem estilística, histórica, literária, genológica, cultural etc., na particularidade de um auto ou em pequenos conjuntos de autos no interior de toda obra. Simultaneamente à pesquisa dos diálogos/débitos do teatro vicentino com o passado medieval europeu, ibérico em particular, serão investigadas as contribuições do teatro de Gil Vicente para a dramaturgia em Língua Portuguesa, buscando-se estender o conceito de “Escola Vicentina” até à contemporaneidade e também aos outros países e regiões pertencentes ao mundo da lusofonia, ampliando desta forma o grupo de autores que se considera ter recebido influência da dramaturgia vicentina.
Na medida em que abarca diversas áreas de conhecimento, como a literatura comparada, a teoria teatral e a história, entre outras, uma investigação desse nível analítico-interpretativo orienta-se pela interdisciplinaridade. Da mesma forma, o perfil traçado para o projeto, de fazer dialogar os autos vicentinos com obras que o antecederam e que o sucederam, bem como de entendê-los ao seu contexto histórico-cultural, obriga a se levar em conta as contribuições dos denominados ‘estudos culturais’, assim como a perspectiva comparatista na literatura. Ambos igualmente servirão de apoio às reflexões desencadeadas pela pesquisa. Parcelas pertinentes do saber e da prática de cada uma daquelas áreas delinearão e fundamentarão o método a aplicar na investigação, que se orientará, fundamentalmente, pela interpretação e comparação de dados e textos.