CAMBEIRO, Delia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ‘Mito’ e ‘Sagrado’ no imaginário cultural dos séculos XII e XIII. A perspectiva de ‘continuidade’ em manifestações literárias modernas e contemporâneas. Área: Letras PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 22:26
Modificar o tamanho da letra:

Este projeto visa a uma reflexão crítica de cunho histórico-literário sobre Idade Média, mediante pesquisa de textos medievais que configurem manifestações do ‘Mito’ e do ‘Sagrado’ – a saber: ‘messianismo’, ‘milenarismo’, ‘heresia’, ‘utopia’, – oriundos da Península Itálica, da Ibérica e também da França.
No corpus do projeto, de orientação comparatista, inclui-se, ainda, o estudo de produções literárias ou não surgidas em outros períodos, mas que configurem uma atualização dos temas circulantes no ‘imaginário cultural’ da época proposta para estudo.
Pretende-se investigar como os citados temas circulantes no ‘imaginário cultural’ da Idade Média – precisamente os séculos XII e XIII da Europa ocidental – se perpetuaram e se atualizaram em épocas posteriores, questionando-se qual possível fator dinamizou tal processo.