MALEVAL, Maria do Amparo Tavares (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Atualizações da Idade Média nas Literaturas Galega, Portuguesa e Brasileira dos séculos XIX e XX Área: Letras PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 22:32
Modificar o tamanho da letra:

Vimos desenvolvendo no Instituto de Letras da UERJ a pesquisa Atualizações da Idade Média nas literaturas galega, portuguesa e brasileira dos séculos XIX e XX.
Já concluímos a parte que trata da poesia, intitulada A memória do Trovadorismo galego-português na poesia novecentista, e da prosa, Atualizações da Idade Média em narrativas dos séculos XIX e XX; a questão da identidade e do papel nela desempenhado pela literatura medieval, bem como a discussão acerca dos gêneros, foram tópicos privilegiados em nossa pesquisa.
Estamos no momento desenvolvendo a última etapa do projeto referente aos textos teatrais que retomam a Idade Média, para completarmos a nossa visão desse diálogo espácio-temporal nos vários gêneros literários. Dessa forma, teremos por objetivos analisar:
1) Os documentos comprobatórios da existência de um embrionário teatro medieval em Portugal. O teatro de Gil Vicente (séc. XVI): a tradição medieval presente nos gêneros, nos temas e na cosmovisão.
2) As especificidades, formais e de sentido, das apropriações de gêneros ou espécies dramáticas, temas e textos medievais nos séculos XIX e XX, na Galiza, em Portugal e no Brasil.
Através do método utilizado, o comparativo, vimos as relações literárias ligadas ao critério geo-histórico, com o apoio da Nova História Cultural, generosamente aberta à interdisciplinaridade.
Destacamos a importância do exame dos textos medievais, por representarem as nossas raízes culturais ibéricas, imprescindíveis ao (re)conhecimento da identidade nacional. Fazê-lo segundo uma perspectiva comparatista é segura contribuição aos estudos literários na atualidade, uma vez que, nessa perspectiva, ainda há bastante espaço para a prospecção a partir do recorte no medievo.